Baronato de Bauru do Batalha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Baronato de Bauru do Batalha

Micronação de Bauru do Batalha
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Comunidade Cristã Micronacional

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyTer Set 10, 2019 4:31 am

Abertura dos trabalhos

A Comunidade Cristã Micronacional tem o prazer de inciar suas atividades em Bauru de Batalha.
Nosso objetivo é proporcionar momentos devocionais e de reflexão, usando da Bíblia e da fé Cristã.


Sejam sempre bem vindos!
Ir para o topo Ir para baixo
gustavotoniato
Barão de Bauru do Batalha
Barão de Bauru do Batalha
gustavotoniato


Mensagens : 62
Data de inscrição : 23/07/2015
Idade : 32

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQua Set 11, 2019 3:17 am

Toda comunidade Bauruense, saúda vossa iniciativa =D
Ir para o topo Ir para baixo
https://baurubatalha.forumeiros.com
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQua Set 11, 2019 12:57 pm

Obrigado Vossa Graça, procurarei fazer com que este projeto seja perene.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Devocional Semanal   Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQua Set 11, 2019 12:59 pm

Devocional 11/09/2019 - 18/09/2019



“Como é feliz e agradável observar quando os irmãos vivem em fraternidade!”

JKA Salmo 133.1


Num mundo cada vez mais egoísta e individualista, viver unido pode ser um desafio para muitas pessoas. Infelizmente depois de vivenciar problemas e dificuldades no meio do grupo, muitos decidem se afastar. Outros estão presentes mas rejeitam todo vínculo verdadeiro.

Ainda que seja complicado, para o cristão essa é a única possibilidade de viver plenamente o evangelho, amando a Jesus Cristo e ao próximo como irmãos. A comunhão com Deus não substitui a comunhão com os irmãos. Somos família de Deus e precisamos uns dos outros para ser edificados e crescer. A convivência nem sempre é fácil. Problemas vão acontecer porque somos todos falhos. Somos pessoas diferentes, com criação, estilos, idades e problemas diferentes, mas o que nos une deve ser sempre o grande amor de Deus.


Oração

Senhor, dependente sou da tua graça e amor. Ajuda-me a amar ao meu irmão como tu me amaste. Auxilia-me a perdoar. Dá-me graça para superar os atritos e perseverança para manter a comunhão. Em nome de Jesus, amém.


Até a próxima semana,
que Deus os abençoe.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyDom Set 15, 2019 8:32 pm

ESCOLA DOMINICAL 15/09/2019



CAPÍTULO III - Riqueza e Pobreza





Introdução


A Epístola de Tiago apresenta, ainda nos primeiros versículos do seu primeiro capítulo, outros importantes temas. Um deles consiste em um esclarecimento sobre a forma como o cristão deve encarar a pobreza e a riqueza.


Leitura Bíblica em Classe


Tiago 1.9-11


9.O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10. e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. 11. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.


A transitoriedade dos bens


As condições sociais são enfatizados pelo apóstolo como circunstâncias transitórias da vida, como situações passageiras, porquanto terrenas, e também como conjunturas às quais o cristão deve aprender a estar sempre satisfeito.


Satisfação na riqueza ou na pobreza


Os versículos 9 e 10 do primeiro capítulo da Epístola simplesmente jogam por terra tanto a teologia da Pobreza, que advoga que a riqueza é pecado, quanto a da prosperidade, que afirma que a pobreza é pecado.


Rico ou pobre, o cristão deve ser sempre humilde e temperante, aprendendo a ser contente e satisfeito em todas as situações da vida. Em 1 Timóteo 6.8, o Apóstolo Paulo diz: " Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes."


Pobreza ou riqueza não são atestados se saúde espiritual


A não ser em casos específicos, em que o juízo de Deus se abate sobre uma pessoa, ser pobre ou rico não tem nada a ver com condição espiritual. Há ímpios pobres e há ímpios muito ricos, assim como há servos de Deus ricos e pobres.



O mal do amor ao dinheiro



O que a Bíblia classifica como mal não é a riqueza, mas o amor ás riquezas, a confiança depositada nelas.


Quando Jesus citou a metáfora do camelo no fundo da agulha, não se tratava de impossibilidade, mas de dificuldade, porque o ser humano tende a valorizar mais o material do que o espiritual. Jesus não ensinou que para nos mantermos firmas espiritualmente devemos ser avessos a qualquer tipo de desejo de prosperar financeiramente.  


O Apóstolo Paulo não dá recomendação aos cristãos ricos que deixem de ser ricos, mas que sejam uma benção como ricos, é assevera que o dinheiro não é a raiz de todos os males, mas, sim, o amor a ele, como se vê em 1 Timóteo 6.10:
"Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores".



A transitoriedade das riquezas



O apóstolo Tiago, após mencionar que tanto o rico quanto o pobre cristãos devem se alegrar em meio às circunstâncias, destaca ainda, no caso do rico, que ele deve lembrar de que as riquezas são passageiras. Logo, se as riquezas são passageiras, não devemos nos apegar a elas, não devemos supervaloriza--las.


O sentido e a  alegria de nossas vidas não devem ser fundamentados em bens materiais, mas na solidez  e perfeição dos valores divinos.

Que Deus possa trazer ao coração de cada um o discernimento necessário. Até a próxima semana, Deus abençoe.


Última edição por jonfonpa em Seg Set 23, 2019 4:22 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Devocional 18/09/2019 - 25/09/2019   Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQua Set 18, 2019 1:57 pm

Devocional 18/09/2019 - 25/09/2019



“Entretanto, Ele me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim.”

JKA 2 Coríntios 12.9


Existe uma tendência universal no ser humano para esconder suas fraquezas. Estamos tristes, mas mostramos rosto alegre. Queremos chorar, mas guardamos nossas lágrimas. Sentimo-nos oprimidos, mas aparentamos estar no controle. Lutamos com a depressão, entretanto procuramos convencer os outros de que tudo vai bem.

Tudo isto revela a importância que damos à imagem que outros têm de nós. Desejamos que nos vejam como vencedores, com passos firmes rumo a objetivos claramente definidos na vida. Por isso, resistimos a todo custo revelar as coisas que mostram nossa verdadeira condição de seres frágeis e débeis.

Paulo afirma, com alegria, que se gloriará em suas fraquezas. Você, alguma vez, parou para pensar na loucura de tal declaração? Ele diz que não fará qualquer esforço para escondê-las; pelo contrário, se vangloriará por elas existirem. Longe de lhe provocar vergonha, ele as apresentará como as verdadeiras marcas da sua total dependência de Cristo. Na verdade, para nós, a atitude do apóstolo é algo incompreensível. Entretanto, não podemos deixar de sentir, no íntimo do coração, uma profunda admiração pelo seu estilo de liderança.

Por um momento, faça uma peregrinação pela história do povo de Deus. Você consegue pensar em alguma pessoa que tenha sido usada graças à sua força e virtudes? Abraão era um ancião incapaz de gerar filhos. José era um escravo, abandonado num cárcere. Moisés era um pastor de ovelhas, gago. Gideão era o menor de sua casa e, ainda por cima, pobre. Davi era um simples pastor de ovelhas. Neemias não era mais que um copeiro do rei. Jeremias era jovem e inexperiente. João Batista era um desconhecido que morava no deserto. Os discípulos eram simples pescadores, homens iletrados sem nenhum preparo. O intrépido perseguidor da igreja, Paulo, foi deliberadamente enfraquecido pelo Senhor por intermédio de um espinho na carne, que o atormentava.

E estes são apenas os heróis das Escrituras. Que diremos de outros como Agostinho, Lutero, Wesley, Hudson Taylor, Moody, Spurgeon etc. que marcaram profundamente a história do povo de Deus? Todos eles, sem exceção, foram úteis porque permitiram que suas fraquezas fossem um meio pelo qual Deus demonstrou Sua glória.

Não esconda as suas fraquezas. Não procure ocultá-las, nem perca tempo se justificando. Não as ignore, tentando se fazer de forte, porque assim Cristo não poderá manifestar Seu poder. Torne-se amigo das suas debilidades. Elas são, na verdade, a porta para que toda a plenitude de Deus se manifeste em sua vida.
Oração

Senhor Deus, grato sou pela sua graça e misericórdia sobre minha vida, tu me sondas e me conheces, sabes as minhas fraquezas e inseguranças. Ajuda-me a confiar em ti, a entender que minhas fraquezas são a matéria prima com a qual o Senhor trabalhará em mim e me fará melhor. Aquieta-me e auxilia-me a ser dependente da tua graça. Em nome de Jesus, amém.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptySeg Set 23, 2019 4:25 am

ESCOLA DOMINICAL 22/09/2019



CAPÍTULO V - O cuidado ao falar






Introdução


Certa vez, Zenon, u pensador clássico, disse que temos dois ouvidos e uma boca por um simples motivo: para que possamos ouvir mais e falar menos. Por mais que essa ideia para muitas pessoas seja engraçada, traz uma realidade importante para a nossa vida: Precisamos aprender a controlar melhor o nosso tempo gasto com essas atitudes inerentes da nossa natureza: ouvir e falar.


Leitura Bíblica em Classe


“Assim, meus queridos irmãos, tende estes princípios em mente: Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar.”

Tiago 1.19



O Ato de ouvir


Por meio da audição, podemos captar informações que influenciarão nossas vidas. Um toque de corneta pode conduzir uma tropa inteira. Um discurso inflamado pode trazer uma revolução. O ato de ouvir implica a posterior tomada de decisão. Ouvir as palavras certas das pessoas certas faz muita diferença


O Ato de falar



Falar é um presente de Deus. Pode exprimir nossas opiniões, desejos e anseios não apenas é uma dádiva, mas também exige uma grande responsabilidade, pois nossas palavras podem tanto edificar vidas quanto podem também destruí-las. Por isso, é necessário ter responsabilidade com aquilo que falamos.

Nossas palavras devem acompanhar nossas atitudes. Deus não nos impede de falar, mas pede que o façamos de forma coerente e com sabedoria. Lembre-se do conselho de Provérbios 13.3: “A pessoa que consegue guardar sua boca preserva a própria vida, todavia quem fala sem refletir acaba se arruinando”.


Acautelando-se da ira


Irar-se é uma das coisas mais simples do mundo. Basta que nos deparemos com alguma adversidade que nos impeça de realizar certos planos, ou alguma situação que aos nossos olhos seja injusta.

A ira é uma obra da Carne. Ela tem tendência de despertar as reações mais terríveis no ser humano. Uma pessoa irada age de uma forma que não agiria  se estivesse em seu juízo perfeito.

A ira da qual Tiago faa está vinculada com o ato de ouvir e falar: “...Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar. Porque a ira do ser humano não é capaz de produzir a justiça de Deus.” (Tiago 1.19b, 20) . Pessoas que falam muito, tendem a errar muito, e pessoas iradas costumam destilar raiva e ódio em suas palavras.

Deus tem seus próprio senso de justiça, e ele em nada se parece com o nosso. Isso pode nos parecer injusto, mas precisamos aprender a confiar em Deus e em sua justiça.


Que Deus possa trazer ao coração de cada um o discernimento necessário. Até a próxima semana, Deus abençoe.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQua Set 25, 2019 12:54 pm

25/09/2019 a 02/10/2019





“Não viverá temeroso, esperando más notícias: Seu coração está seguro e nada temerá."


Salmo 112. 7 e 8


Nos dias atuais temos acesso a informação pela tv, internet e radio. Justamente a facilidade de acesso, ao invés de nos ajudar e informar, acaba nos oprimindo. Todos os dias são noticias ruins, roubos, catástrofes e rumores de incerteza. Infelizmente com toda informação que podemos acessar, isso é o que o mundo pode oferecer.


Viver sob o comando dessas vozes pode nos afastar ainda mais de Deus e voltar os nossos olhos para o chão. Para nos mantermos firmes e confiantes no Senhor só há um "canal de notícias" capaz de nos animar e nos impulsionar em vitória: a Palavra de Deus!


Através da Bíblia, moldamos um coração firme e confiante no poder de Deus. Com o coração cheio do Espírito, as notícias ruins não nos abalam. O próprio Filho de Deus nos disse em sua palavra que haveria aflição e descontentamento. Não devemos desanimar, pois Ele venceu o mundo e nos proporcionou a melhor notícia: estamos salvos e livres através do Seu nome!


Diante das promessas do Senhor não tema as más notícias, continue fiel a Cristo, buscando-o. Ele te guiará em meio aos vales em segurança e te conduzirá em vitória.



Oração




Senhor, dependente sou da tua misericórdia, minha alma se angustia ao se deparar com as incertezas desta vida, com as injustiças deste mundo, mas tu és a minha segurança, o meu auxílio certo. Ajuda-me a confiar em ti e a viver o calma que só vem da certeza do teu cuidado. Em nome de Jesus, amém.


Até a próxima semana,
que Deus os abençoe.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptySeg Set 30, 2019 5:06 am

ESCOLA DOMINICAL 29/09/2019


CAPÍTULO VI - A verdadeira fé cristã não faz acepção de pessoas




Um dos pecados mais comuns, até mesmo entre alguns ditos cristãos, tem sido a acepção de pessoas, isto é, a discriminação de uma pessoa por causa de sua condição financeira, da sua posição social ou da sua aparência. A acepção de pessoas trata-se de uma atitude absolutamente anticristã, como veremos com detalhes neste capítulo.

Leitura Bíblica em Classe

Tiago 2.1-13

“Caros irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façais acepção de pessoas, tratando-as com preconceito ou parcialidade. Se, por assim dizer, entrar na vossa sinagoga, algum homem com anéis de ouro nos dedos, trajando roupas caras, e, ao mesmo tempo, entrar uma pessoa pobre, vestindo roupas velhas e sujas, e tratardes com atenção especial ao homem bem trajado e o honrardes dizendo: “Eis aqui um lugar digno da tua pessoa. Assenta, pois”, mas disserdes ao pobre: “Tu, podes ficar ali em pé!” ou “Assenta-te no chão, próximo ao estrado onde ponho os meus pés”, não fizestes discriminação preconceituosa e vos tornastes como juízes que usam critérios perversos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do Reino que Ele prometeu aos que o amam? Contudo, vós tendes menosprezado o pobre. E não são os ricos que vos oprimem? Não são eles que vos arrastam para os tribunais? Não são os ricos que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, entretanto, observais a Lei do Reino, como está registrada na Escritura e que ordena: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, então estareis agindo corretamente; se, todavia, tratais as pessoas com parcialidade, estareis incorrendo em pecado e sereis condenados pela Lei como transgressores. Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente. Pois Aquele que proclamou: “Não adulterarás”, também ordenou: “Não matarás”. Ora, se não adulteras, porém cometes um assassinato, te tornaste da mesma forma, transgressor da Lei. Falai e procedei com todos, como quem haverá de ser julgado pela lei da liberdade; pois será exercido um juízo sem misericórdia sobre quem também não usou de compaixão. A graça triunfa sobre o juízo! As atitudes demonstram a fé”.


Quando a acepção de pessoas era a regra


Nenhum cristão pode-se se dizer verdadeiramente um cristão se vive favorecendo ou desprezando as pessoas devido a condição social delas. Há vários textos na Bíblia que ressaltam esse pecado, porém, sem dúvida alguma, a passagem bíblica mais marcante e enfática sobre esse assunto é a que abre o capítulo 2 da Epístola de Tiago. Ao ser lida hoje, a referida passagem chama a atenção pela sua contundência, porém é preciso frisar que, na época em que Tiago a escreveu, ela soou ainda mais contundente do que hoje. Isso porque, nós, ocidentais, apesar do processo cada vez mais avançado de descristianização da sociedade ocidental, ainda podemos perceber o horror em tal atitude. Só que, nos tempos de Tiago, a cultura era totalmente outra, bem distinta da nossa.

O mundo, na época de Tiago, era caracterizado por profundas divisões sociais que eram aceitas normalmente pela maioria esmagadora da sociedade. Naquela época, agir com humildade era manifestação de fraqueza, não de virtude; e fazer distinção de pessoas por aparência ou por condições financeiras ou socioeconômicas era visto como algo absolutamente natural. Logo a mensagem cristã, ao ser proclamada, teria um impacto enorme na sociedade de então.

Ainda que possa-se afirmar, com certeza, que houve, e hoje eventualmente ainda há, falhas morais, entre aqueles que professam a fé cristã, contudo, mesmo os mais críticos quanto ao Cristianismo não podem deixar de afirmar que se o mundo não se deixasse impregnar minimamente pelo valores judaico-cristãos, seria moralmente muito pior.

Razões para não fazer acepção de pessoas


Em primeiro lugar, fazer acepção de pessoas é desonrar a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Deus encarnado, que nunca fez acepção de pessoas. Aliás, a Bíblia diz que Deus não olha a aparência, mas o coração das pessoas (1 Sm 16.7).

Em segundo lugar, a Bíblia diz que a nossa motivação em tudo o que fazemos deve ser o amor, razão pela qual Tiago lembra a Lei Real (Tg 2.Cool, isto é, a Lei do Reino de Deus: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”.

Em terceiro lugar, Tiago cita a acepção de pessoas no início do capítulo 2 como exemplo de algo oposto a verdadeira religião, que é apresentada de forma sintética no final do capítulo 1.

Em quarto lugar, especialmente sobre o tratamento dado aos pobres, Tiago lembra que aos pobres deste mundo também foi dado conhecer o Reino de Deus e o privilégio de serem filhos do Rei, devendo antes serem tratados da mesma forma, com a mesma dignidade, com que são tratados os irmãos não pobres.

Observemos portanto nosso viver, se temos praticado a acepção de pessoas, conscientes de que esta não é uma atitude cabível na vida daqueles que querem verdadeiramente seguir o evangelho.

Que Deus possa trazer ao coração de cada um o discernimento necessário. Até a próxima semana, Deus abençoe.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQua Out 02, 2019 11:41 pm

Devocional 02/10/2019 a 09/10/2019



"Nas trilhas dos perversos existem espinhos e ciladas; quem deseja proteger a própria vida deve afastar-se deles."

Provérbios 22.5


É prudente evitar as armadilhas e ciladas na beira da estrada da vida. Tolo é aquele que ingressa em lugares perigosos sem necessidade, sem saber ou importar-se com o risco que está correndo.

A Bíblia ensina que vários homens foram marcados por suas ações na vida. Atitudes, decisões, posturas e conceitos que trouxeram consequências e deixaram um rastro na história. Muitas pessoas vivem a consequência de suas próprias decisões equivocadas e prematuras.

Existem pessoas emotivas, que seguem os impulsos instintivos da alma pecaminosa, e rumam a vida em direção à dor e tragédias profundas. Compram por impulso, vendem por impulso, se envolvem com pessoas por impulso, terminam relacionamentos por impulso, julgam o próximo por impulso, frustram a vida por consequência do impulso. O grande drama é que este comportamento instintivo deixa marcas visíveis, limita a vida e entristece o coração.

Por outro lado, homens de Deus também tem marcas visíveis em sua vida, inspirando e sendo bons exemplos de retidão. Mas qual é a diferença? Como se pode deixar uma boa marca no lugar de uma ruim? Vivendo com prudência, lembrando-nos sempre do conselho contido em Provérbios 3.5-6: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apóies no teu próprio entendimento.Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas”. Sentir-nos seguros em nossa própria capacidade, força e sabedoria é a maior armadilha na qual podemos cair.

Sejamos pois prudentes, buscando e Deus sabedoria para nosso viver, de forma a nos esquivarmos dos engôdos e ciladas deste mundo, recobrando o conselho contido em Provérbios 4.23: “Acima de tudo o que se deve preservar, guarda o íntimo da razão, pois é da disposição do coração que depende toda a tua vida”.


Oração



Deus, bem sei que aquilo que sou não é nada diante da tua grandeza, que o meu saber e pensar são infinitamente inferiores, que minha capacidade não é nada diante do teu poder. Se não for a tua graça e misericórdia sobre minha vida, certamente nada alcançarei, minha segurança diária está em ti. Peço que me ajudes a viver com prudência, segundo a tua vontade, dá-me sabedoria para viver de acordo com a tua vontade, não sendo presa fácil as armadilhas dessa vida. Em nome de Jesus, amém.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL   Comunidade Cristã Micronacional  EmptySeg Out 07, 2019 5:05 am

ESCOLA DOMINICAL 07/10/2019




CAPÍTULO VII - A fé se manifesta em obras




Falar de fé implica diversos fatores. Ela precisa ter um conjunto de valores que estejam conjugados de forma doutrinária, um modelo de culto e uma forma de interação entre as pessoas que dessa fé participam. Mas a fé também precisa ser prática, ou seja, precisa ser demonstrada no dia a dia de seus crentes. E a fé cristã não pode ser resumida em um conjunto de preceitos sem prática, ou será morta.



Leitura Bíblica em Classe


Tiago 2.14-17



De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar sua fé, se não tem obras? Acaso essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            e qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso? Desse mesmo modo em relação a fé: por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.



O Cristão e a caridade



Somos chamados para a prática de boas obras, e essas boas obras devem ser manifestas às pessoas próximas de nós. O exemplo apresentado por Tiago traz um homem ou uma mulher que estão padecendo necessidades básicas, como falta de roupas e falta de alimentação.

Talvez aqueles crentes esperassem que Deus interviesse de forma sobrenatural na vida dos necessitados, enviando maná e codornizes, ou quem sabe trazendo água, carne e pão. E Deus age desta forma? Claro que não. Deus pode fazer milagres, mas deixou claras orientações para sermos misericordiosos  com os menos favorecidos e os auxiliemos. Deus é sim o Deus do impossível, mas não é o Deus do absurdo. O que nós podemos fazer Ele não vai fazer, pois espera que o obedeçamos e façamos a nossa parte.


A caridade é uma demonstração de fé


A caridade é uma forma de demonstração da fé cristã. Essa forma de demonstração jamais nos permitirá ser indiferentes à pessoas que estão necessitadas de recursos.

Que Deus nos ajude  não apresentar ao mundo uma fé cristã morta, indiferente às necessidades do próximo. Que a caridade Cristã seja um diferencial na nossa vida e na vida das pessoas que vamos socorrer, lembrando-nos de que nós mesmos poderíamos estar no lugar deles, e que se isso ocorresse, gostaríamos de receber a ajuda que podemos oferecer.

Que Deus possa trazer ao coração de cada um o discernimento necessário. Até a próxima semana, Deus abençoe.
Ir para o topo Ir para baixo
gustavotoniato
Barão de Bauru do Batalha
Barão de Bauru do Batalha
gustavotoniato


Mensagens : 62
Data de inscrição : 23/07/2015
Idade : 32

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptySeg Out 07, 2019 7:39 pm

Meu caro, como tu enxerga as passagens do velho testamento que contem situações de extrema violência da divindade cristã?
Ir para o topo Ir para baixo
https://baurubatalha.forumeiros.com
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQui Out 10, 2019 3:28 am

Devocional - 09/10/2019 a 16/10/2019




“Ao ser humano foi concedida a capacidade de planejar, entretanto, é o SENHOR quem dá a palavra certa”

Provérbios 16.1


Este texto provoca o ser humano, mas aponta para Deus. Embora o planejamento seja importante, a obediência ao Senhor é melhor ainda. Note que há um constante contraste nestes versos entre o homem e Deus. Deus tem a resposta certa, pois ele sabe a pergunta, a quem é feita e o que ele responderá. Ele dá a direção correta, no tempo certo. Até o silêncio de Deus é a melhor resposta às perguntas humanas.

Os seres humanos planejam, o Senhor realiza; eles imaginam o Senhor executa; eles formulam, Ele valida; eles propõem, Ele dispõe. Eles planejam o que vão dizer e fazer, mas o Senhor decreta o que permanecerá e fará de seus propósitos eternos.

Isto nos lembra o texto de Tiago, onde ele adverte no capítulo 4.13: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros”.  Aqueles homens podiam escolher o dia exato de sua partida: “hoje ou amanhã.” Eles poderiam escolher a cidade que ia visitar: “esta ou aquela cidade”. Eles determinavam a duração da sua estadia “lá passaremos um ano” Eles afirmavam o que eles iram fazer ali “negociaremos.” E eles ainda faziam planos de lucro: “teremos lucro”.

Tiago então alerta aos cristãos, a que não sejam assim como eles. Por que ele disse isso? Tiago quer nos alertar contra um secularismo e leviandade que faz com que as pessoas negligenciem a Deus e planejem as suas vidas como se Ele não existisse, como se eles fossem donos do seu destino. Temos sempre que estar vigilantes, irmãos, contra esse tipo de pensamento. É fácil, muito fácil, pensar e agir, planejar e sonhar como se nós e somente nós tivéssemos o controle de nosso futuro. Por isso, diz Tiago “Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”.  A melhor coisa que temos a fazer é colocar os nossos planos nas mãos do Senhor e depender dele para estabelecê-los conforme a sua vontade.

Ele prometeu manter-nos à medida que confiamos n'Ele e seguirmos seu caminho. Confie a ele seus planos, pois Ele é soberano e faz tudo conforme os seus bons propósitos.


Oração





Senhor, bem sabes de nossos projetos e planos, sonhos e ambições, nossos corações estão descobertos diante de ti. Ajuda-me a confiar em ti, não tendo a soberba de me achar dono de meu destino e existência, mas vivendo na dependência da tua graça, sempre reconhecendo a tua soberania sobre a minha vida. Em nome de Jesus, amém.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptySeg Out 14, 2019 5:55 am

CAPÍTULO VIII - O Cuidado com a Língua



Usando como gancho o fato de que mesmo os mestre são passíveis de erro, Tiago insere o tema da língua, ao falar do “tropeço da palavra”, isto é, o tropeço da fala.


Leitura Bíblica em Classe

Tiago 3.1-12



Caros irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, porquanto sabeis que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Afinal, todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não peca no falar, tal pessoa é perfeita, sendo igualmente capaz de dominar seu próprio corpo. Ora, ao colocarmos freios na boca dos cavalos, para que eles nos obedeçam, conseguimos controlar o animal todo. Observai, por exemplo, os navios: embora sejam de grande porte e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, de acordo com a vontade do piloto. Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha. Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno. Pois toda espécie de feras, aves, répteis e criaturas marinhas é possível domar e, de fato, tem sido domada pelos seres humanos; a língua, contudo, nenhuma pessoa consegue dominar. É um mal incontrolável, cheia de veneno mortal. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, porém com ela amaldiçoamos nossos semelhantes, criados à imagem de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo! Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre? Ora, meus irmãos, é possível que uma figueira produza azeitonas ou uma videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode jorrar água doce. Cultivemos a sabedoria dos céus.


O poder da língua


Para realçar diante de seus leitores o poder da língua, o apóstolo usa duas metáfora: a do freio de cavalos e a do leme do navio. As duas ilustrações evidenciam como esses dois objetos menores, essas pequenas partes de um todo, têm o poder de influenciar completamente o todo, de direcionar e dirigir todo o conjunto.

Os mestres já não estão em foco. O fato de também tropeçarem na fala como qualquer pessoa é que foi usado como gancho. Ou seja, Tiago já não está dirigindo à questão dos mestres, mas a um problema que todos os crentes enfrentam individualmente: a necessidade de controlarem suas línguas, de serem bons mordomos do que falam.


A capacidade de destruição da língua



O apóstolo lembra que a língua é fogo. A forte imagem que ele apresenta nos versículos 5 e 6, ao comparar a língua com um pequeno fogo que incendeia um bosque, objetiva justamente enfatizar o resultados trágicos de uma língua fora de controle. Ela é extremamente destrutiva. Nesse caso, é uma língua que não tem freio, que não é controlada pela pessoa.


A língua só pode ser domada pela ação do Espírito Santo


O apóstolo Tiago afirma que embora os animais mais bravos possam ser domados pelo homem, a sua própria língua não pode ser domada por ele. Ele assevera claramente que a língua é um mal que não se pode frear. Ou seja, não adianta tentarmos, por nossas próprias forças, domarmos a nossa língua. Então como fazê-lo? A Palavra de Deus é clara: somente pela ação do Espírito Santo.


Pronto para ouvir e tardio para falar


Na vida cristã, não deve haver tagarelice e falas imprensadas. O cristão deve saber ouvir, ele deve estar sempre pronto para ouvir as pessoas. Além disso, o cristão não deve ser “pavio curto”, irritadiço, impaciente, intemperante. Ele deve ser longânimo, uma qualidade do fruto do Espírito. Devemos evitar ao máximo a irritação, quando ela chegar, ela deve passar rápido.


Que Deus possa trazer ao coração de cada um o discernimento necessário. Até a próxima semana, Deus abençoe.
Ir para o topo Ir para baixo
jonfonpa

jonfonpa


Mensagens : 46
Data de inscrição : 10/09/2019

Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  EmptyQui Out 17, 2019 3:55 am

Devocional 16/10/2019 a 23/10/2019



"Eis que o SENHOR é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam! É muito bom aguardar confiante e em paz pelo socorro, a salvação que vem de Yahweh"

Lamentações 3.25 e 26


Vivemos num mundo em que a velocidade é cada vez mais priorizada. Somos a geração do "Fast food", queremos os meios de transportes, a internet e até relacionamentos mais rápidos. Gostamos de ter as informações em tempo real, os serviços de urgência, entregas rápidas, enfim, vivemos numa era mais acelerada, que parece ter se esquecido do valor da espera.

Quantas vezes nossos estamos olhando para nossas necessidades, ansiedades, tribulações, problemas, enfermidades e etc. São tantas coisas que nos cercam, problemas na justiça, desemprego, problemas familiares, de relacionamento, de vícios, todos temos nossas agruras, nossas dificuldades, nossas calamidades com as quais temos de lidar ao dormir e ao acordar, no decorrer de nossa vida.

Parece ultrapassado, mas lembre-se que também há preciosidades em saber esperar. Não somente porque assim podemos saborear pratos mais elaborados e saborosos ou por solidificar relacionamentos mais confiáveis e duradouros, mas principalmente por tornar o nosso coração mais sereno e perseverante.

É preciso aprender a desacelerar as nossas expectativas, sabendo que Ele é Senhor do tempo e que sempre faz o melhor por nós.



Oração




Senhor meu Deus, ajuda-me a esperar com tranquilidade em Ti. Ensina-me a esperar com paciência no Teu grande amor e cuidado. Tudo à minha volta parece tão acelerado, mas eu preciso descansar o meu coração na tua Palavra. Ajuda-me a confiar e buscar sempre pela Tua vontade. Senhor, Tu és bom em todo tempo! Em nome de Jesus, eu te agradeço, amém!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Comunidade Cristã Micronacional  Empty
MensagemAssunto: Re: Comunidade Cristã Micronacional    Comunidade Cristã Micronacional  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comunidade Cristã Micronacional
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Baronato de Bauru do Batalha :: Municipio de Bauru :: Praça Pública-
Ir para: